segunda-feira, 18 de abril de 2016

PROPOSTA DE PROJETO I: "Espaço das fontes" Parque da Juventude


Etec Artes, Parque da Juventude. Antigo espaço do complexo presidiário do Carandiru. Entre os prédios que hoje abrigam as ETECs e a Biblioteca São Paulo há dois gradios, espaços reservados no projeto original para abrigarem fontes de água. Não executado, o local é reservatório de água (provavelmente pluvial). Com o contexto de surto do vetor transmissor da Dengue, Chicungunha e Zica, foi solicitado aos alunos do 2° módulo do curso de paisagismo a elaboração de proposta para o espaço. Aos do 1° módulo, sugestões. Como a proposta é exercitar, vá lá. 

Proposta: esboço projeto paisagístico para espaço das fontes - frente pq Juventude.
Problemática: local abriga água, possivelmente pluvial; há uma bomba para remove-la; contudo não há informações certas sobre fluxo da água, nem de origem nem de despejo. 
Desafio: projeto que altere o menos possível a estrutura do espaço, com o menor custo alcançável, funcional e esteticamente inserido na paleta de cores, formas etc do projeto original.

Soluções: 

  • Cascalho de tamanhos diverso fazendo fundo no espaço, permitindo a continuidade da  receptação e do fluxo da água;
  • Reserva do espaço da bomba d'água e acesso;
  • Cascalho acessando superfície no eixo central;
  • Nas laterais no perímetro, grama e barras de ferro compõe um caramanchão/ pergolado que formam um triangulo (bases voltadas para a avenida e para o parque);
  • No cascalho central, 7 plantas aquáticas ou brejeiras, a sol pleno - rústicas e originarias, ex. lírio do brejo e copo de leite; brotam das pedras, acessando através delas a água acumulada;
  • Nos caramanchões, alçando e trepando por eles, primaveras vermelhas que nascem do gramado.

Vista aérea


Vista do espaço/ local


Vista/ corte´do local trabalhado



Nenhum comentário:

Postar um comentário